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Edição REG TCP - Formatação MD

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......@@ -171,59 +171,59 @@ Art. 30 - As coordenações de curso poderão estabelecer normas operacionais co
Art. 31 - Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pelo Coordenador de Pesquisa e Coordenadores de Curso.
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# Adições técnicas
## Adições técnicas
Orientações para TCP
O presente documento serve para ajudar na uniformização das disciplinas de TCP:
Formação de Grupos
Não deverá haver grupos de apenas um componente, pois o trabalho colaborativo faz parte da experiência/aprendizado do TCP. Podendo haver exceções por recomendação do docente responsável ou no caso de haver numero insuficiente de alunos inscritos na disciplina.
Não existe limite para o tamanho máximo do grupo (apenas minimo), assim ficando a critério do docente definir limites e regras para formação de grupos.
Cabe ao professor definir como os grupos devem gerir seus componentes, definindo se pode haver troca de membros ou “contratações”/“demissões”
### Formação de Grupos
* Não deverá haver grupos de apenas um componente, pois o trabalho colaborativo faz parte da experiência/aprendizado do TCP. Podendo haver exceções por recomendação do docente responsável ou no caso de haver numero insuficiente de alunos inscritos na disciplina.
* Não existe limite para o tamanho máximo do grupo (apenas mínimo), assim ficando a critério do docente definir limites e regras para formação de grupos.
* Cabe ao professor definir como os grupos devem gerir seus componentes, definindo se pode haver troca de membros ou “contratações”/“demissões”
Temas de Projeto
Os temas dos projetos devem estar adequados ao tema do TCP e sempre que possível privilegiar diretrizes curriculares.
O projeto deve ter sua classificação indicativa esperada divulgada antes de qualquer apresentação.
### Temas de Projeto
* Os temas dos projetos devem estar adequados ao tema do TCP e sempre que possível privilegiar diretrizes curriculares.
* O projeto deve ter sua classificação indicativa esperada divulgada antes de qualquer apresentação.
Temáticas envolvendo assuntos que possam ofender grupos específicos (linguagem imprópria de cunho discriminatório, racista, misógino, machista, homofóbico ou semelhantes) devem ser consultados e aprovados pelo docente responsável.
Caso haja dúvidas do docente sobre a natureza do tema escolhido, e quanto a sua adequação para uso no TCP é recomendável consultar grupos institucionais adequados (NAPNE, NEABI, COTP, outros).
* Caso haja dúvidas do docente sobre a natureza do tema escolhido, e quanto a sua adequação para uso no TCP é recomendável consultar grupos institucionais adequados (NAPNE, NEABI, COTP, outros).
Cronograma
O cronograma de apresentações deve ser montado em conjunto pelos professores de TCP a cada semestre. É necessário que todos concordem, assinem e divulguem para toda a comunidade o cronograma de apresentações.
Não deve haver apresentações na semana de VS, dias de COC ou outras reuniões do curso técnico e graduação.
É recomendado 3 apresentações (Inicial, Qualificação, Final)
### Cronograma
* O cronograma de apresentações deve ser montado em conjunto pelos professores de TCP a cada semestre. É necessário que todos concordem, assinem e divulguem para toda a comunidade o cronograma de apresentações.
* Não deve haver apresentações na semana de VS, dias de COC ou outras reuniões do curso técnico e graduação.
* É recomendado 3 apresentações (Inicial, Qualificação, Final)
Local/Horário de Apresentação de TCP
As apresentações devem ser realizadas no horário da respectiva disciplina de TCP em conformidade com o cronograma do aprovado.
### Local/Horário de Apresentação de TCP
* As apresentações devem ser realizadas no horário da respectiva disciplina de TCP em conformidade com o cronograma do aprovado.
Nenhuma apresentação deve ser realizada fora do período letivo do curso (matutino).
Caso o número de ouvintes (técnicos, turmas dos professores da banca ou alunos interessados) seja maior que os assentos da sala é recomendado o uso do auditório, com exceção de TCPs que necessitem de infraestrutura especial (jogos multiplayer).
O docente irá estipular se as apresentações intermediárias serão apenas para a turma e banca ou aberta ao público em geral do campus. Sendo que a apresentação final deve sempre ser aberta.
Professores do curso que previamente acordaram em compor a banca, caso estejam em aula no dia e horário da apresentação, podem optar por levar turma para apresentação e realizar presença normalmente. Ao término das apresentações a prof. deve retornar a aula.
Apresentação
Cada grupo de TCP terá, no máximo, 15 minutos para apresentar.
A apresentação deve ser cronometrada, e ao atingir o limite estabelecido o grupo terá 1 minuto adicional para encerrar.
É permitido que um novo tempo (maior) de apresentação seja proposto pelo docente da disciplina, desde que informado a banca previamente e nenhuma apresentação fique fora do horário da disciplina. (Válido para TCPs com menos de 3 grupos).
A ordem de apresentação será por sorteio. Se o primeiro grupo se ausentar ou atrasar o início da apresentação poderá ser penalizado. Os outros grupos poderão se voluntariar para adiantar suas apresentações caso algum grupo esteja ausente.
O docente em conjunto com CSTI deve garantir que a sala onde será a feito a defesa dos projetos esteja condições para realização da apresentação.
Critérios de Avaliação
O docente é responsável por determinar o critérios de avaliação e comunicar a banca.
Toda apresentação deve possuir o critério de tempo, caso o grupo não termine no tempo estipulado deve haver uma penalização.
Todo grupo, na apresentação final, deve entregar um vídeo de gameplay do jogo antes do dia apresentação.
Todo grupo deve entregar a documentação do projeto atualizada, vídeo de gameplay (caso haja um protótipo) e pitching (caso estejam cursando a disciplina de inglês e/ou edição de vídeo) dois dias antes das apresentações.
O grupo só poderá participar da apresentação final (e receber grau) caso apresente ao docente uma declaração da biblioteca de que o projeto foi corretamente inserido no repositório.
VS para TCP
Todo grupo tem direito a realizar VS, caso se enquadre nas regras de VS.
Para a VS, a banca, deve estipular critérios que caem em exigência, e o grupo terá 1 semana para cumprir as metas, cabendo ao professor da disciplina averiguar se tais metas foram cumpridas no prazo.
O prof. da disciplina em conjunto com a banca pode propor outras formas de aplicar a VS.
Banca
É recomendado que a banca seja composta por, no mínimo, 3 componentes sendo o ministrante da disciplina e mais dois que podem ser docentes do curso ou externos.
É permitido membros da banca externos em qualquer uma das etapas de avaliação.
Todos os membros da banca devem receber um certificado de participação. Sendo responsabilidade do docente da disciplina organizar a emissão do certificado.
Propriedade Intelectual do Projeto
O professor deve deliberar sobre como será atribuída propriedade intelectual do projeto desenvolvido.
O IFRJ como instituição sempre será parte solidária no desenvolvimento do projeto e todo projeto deverá no início conter uma exibição do logo do IFRJ e Campus.
* Caso o número de ouvintes (técnicos, turmas dos professores da banca ou alunos interessados) seja maior que os assentos da sala é recomendado o uso do auditório, com exceção de TCPs que necessitem de infraestrutura especial (jogos multiplayer).
* O docente irá estipular se as apresentações intermediárias serão apenas para a turma e banca ou aberta ao público em geral do campus. Sendo que a apresentação final deve sempre ser aberta.
* Professores do curso que previamente acordaram em compor a banca, caso estejam em aula no dia e horário da apresentação, podem optar por levar turma para apresentação e realizar presença normalmente. * Ao término das apresentações a prof. deve retornar a aula.
### Apresentação
* Cada grupo de TCP terá, no máximo, 15 minutos para apresentar.
* A apresentação deve ser cronometrada, e ao atingir o limite estabelecido o grupo terá 1 minuto adicional para encerrar.
* É permitido que um novo tempo (maior) de apresentação seja proposto pelo docente da disciplina, desde que informado a banca previamente e nenhuma apresentação fique fora do horário da disciplina. (Válido para TCPs com menos de 3 grupos).
* A ordem de apresentação será por sorteio. Se o primeiro grupo se ausentar ou atrasar o início da apresentação poderá ser penalizado. * Os outros grupos poderão se voluntariar para adiantar suas apresentações caso algum grupo esteja ausente.
* O docente em conjunto com CSTI deve garantir que a sala onde será a feito a defesa dos projetos esteja condições para realização da apresentação.
### Critérios de Avaliação
* O docente é responsável por determinar o critérios de avaliação e comunicar a banca.
* Toda apresentação deve possuir o critério de tempo, caso o grupo não termine no tempo estipulado deve haver uma penalização.
* Todo grupo, na apresentação final, deve entregar um vídeo de gameplay do jogo antes do dia apresentação.
* Todo grupo deve entregar a documentação do projeto atualizada, vídeo de gameplay (caso haja um protótipo) e pitching (caso estejam cursando a disciplina de inglês e/ou edição de vídeo) dois dias antes das apresentações.
* O grupo só poderá participar da apresentação final (e receber grau) caso apresente ao docente uma declaração da biblioteca de que o projeto foi corretamente inserido no repositório.
### VS para TCP
* Todo grupo tem direito a realizar VS, caso se enquadre nas regras de VS.
* Para a VS, a banca, deve estipular critérios que caem em exigência, e o grupo terá 1 semana para cumprir as metas, cabendo ao professor da disciplina averiguar se tais metas foram cumpridas no prazo.
* O prof. da disciplina em conjunto com a banca pode propor outras formas de aplicar a VS.
### Banca
* É recomendado que a banca seja composta por, no mínimo, 3 componentes sendo o ministrante da disciplina e mais dois que podem ser docentes do curso ou externos.
* É permitido membros da banca externos em qualquer uma das etapas de avaliação.
* Todos os membros da banca devem receber um certificado de participação. Sendo responsabilidade do docente da disciplina organizar a emissão do certificado.
### Propriedade Intelectual do Projeto
* O professor deve deliberar sobre como será atribuída propriedade intelectual do projeto desenvolvido.
* O IFRJ como instituição sempre será parte solidária no desenvolvimento do projeto e todo projeto deverá no início conter uma exibição do logo do IFRJ e Campus.
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