Commit 409013a0 authored by Gabriel Fernandes's avatar Gabriel Fernandes
Browse files

Inclusão de comentários do Prof. Andre Reunião NDE JUNHO 2018

parent 57d7246f
......@@ -99,12 +99,14 @@ Os documentos entregues junto com o requerimento foram: Um comprovante de realiz
Inicialmente os membros do NDE pontuam que falta uma regulamentação mais detalhada sobre o processo avaliativo, pois apenas os artigos disponibilizados são contemplam toda a complexidade de um processo de reconhecimento.
Um referencial seria o Capítulo 5 do REG que trata de aproveitamentos de estudo. Assim inicialmente o Coordenador pontua que é necessário que para uma avaliação correta de reconhecimento seja necessário estabelecer parâmetros mínimos a serem atingidos para que o requerente possa ser contemplado com uma avaliação como descreve o REG.
O coordenador ainda levanta que esses parâmetros devem especificar a necessidade de documentação comprobatória oficial e autenticada de atuação na área em que se pretende reconhecer, estipulando um mínimo de tempo de trabalho e período de trabalho (por exemplo: os últimos 5 anos).
No caso de certificados e cursos, esses devem ser equivalentes ao curso em que se pede o reconhecimento. O prof. Gabriel sugere que comprovação no meio acadêmico de competência precisa ter uma documentação formal rígida e o tempo de trabalho na área pretendida deve ser extenso e autenticado, como seria em concurso, caso contrário o reconhecimento seria uma porta de acesso de menor dificuldade e menos criteriosa que outros processos.
%Para garantir autencidade das declarações precisa-se ter algum de orgão ou profissional de autoridade reconhecida.
No caso de certificados e cursos, esses devem ser equivalentes ao curso/disciplina em que se pede o reconhecimento. O prof. Gabriel sugere que comprovação no meio acadêmico de competência precisa ter uma documentação formal rígida e o tempo de trabalho na área pretendida deve ser extenso e autenticado, como seria em concurso, caso contrário o reconhecimento seria uma porta de acesso de menor dificuldade e menos criteriosa que outros processos.
%O professor André sugere que haja um de documento memorial descritivo ou semelhante das atividades para poder realizar a comparação ou analise. Assim seria possível comparar com a ementa da disciplina pretendida.
O TOEFL, após pesquisa, é utilizado como recurso de ingresso em instituições e raramente isenta a pessoa da realização de outras capacitações, geralmente obrigatórias, de inglês. O exame TOEFL também está fora do prazo de validade estipulado pelo próprio órgão certificador.
Outra questão levantada pelo coordenador é a natureza da disciplina, que trata de uma experiência optativa do curso que visa não ensinar o idioma inglês mas proporcionar um engajamento da língua com o universo do curso de Jogos Digitais, nesse caso, poderia se considerar que não seria possível reconhecer tal competência, a não ser que já tenha cursado justamente a disciplina em questão antes.
No passado o CST em Jogos Digitais declarou não equivalência automática de Inglês para processos de transferência interna, justamente pela qualidade única da experiência da disciplina inserida no curso de Jogos. A professora Maria Cristina, que leciona a disciplina de Inglês, pontua que o propósito do exame é diverso e que não seria adequado utiliza-lo como comprovação, tal deferimento poderia gerar um precedente insustentável para o curso, em que qualquer certificado de cursos fora do escopo de graduação seriam base para reconhecimento.
No passado o CST em Jogos Digitais declarou não equivalência automática de Inglês para processos de transferência interna, justamente pela qualidade única da experiência da disciplina inserida no curso de Jogos. A professora Maria Cristina, que leciona a disciplina de Inglês, pontua que o propósito do exame TOEFL é diverso e que não seria adequado utiliza-lo como comprovação, tal deferimento poderia gerar um precedente insustentável para o curso, em que qualquer certificado de cursos fora do escopo de graduação seriam base para reconhecimento.
%o propósito da disciplina não é fazer tradução...
O professor José Ricardo levanta a questão da carga horária, nesse caso usando como referência o processo de aproveitamento (Capítulo 5 do REG), assim, caso o aluno possua uma capacitação em Inglês para Jogos, minimamente seria necessário que essa capacitação fosse especificada e comprove uma carga horária de estudos que nenhum dos documentos possui.
O professor José Ricardo levanta a questão da carga horária, nesse caso usando como referência o processo de aproveitamento (Capítulo 5 do REG), assim, caso o aluno possua uma capacitação em Inglês para Jogos, minimamente seria necessário que essa capacitação fosse especificada e comprove uma carga horária de estudos que nenhum dos documentos apresentados possui.
O Prof. Jessé e Prof. Edival também concordam com a questão de equivalência como base para o reconhecimento citando o Artigo 42 do REG que pede uma correspondência de pelo menos 80 por cento de conteúdos curriculares da disciplina, assim os documentos fornecidos não provam essa demanda. Considerando os fatos citados acima durante a discussão do requerimento o NDE decide indeferir o processo.
Podendo o aluno em momento futuro submeter um novo requerimento atendendo as observações do NDE e/ou regulamentos que estiverem em vigor no momento do pedido.
%Encerramento
......
Supports Markdown
0% or .
You are about to add 0 people to the discussion. Proceed with caution.
Finish editing this message first!
Please register or to comment