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2019-03-12_GT-Mestrado-001.tex 4.92 KiB
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\pagestyle{fancy}


% Selo do do governo e campus
\begin{table}
\begin{tabular}{@{} c | l }
    \multirow{6}{1.6cm}{\includegraphics[width=1.7cm, height=1.7cm]{armas_j}} & \small{MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO} \\
    & \small{SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA} \\
    & \small{INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO} \\
    & \small{CAMPUS ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN} \\
    & \small{GRUPO DE TRABALHO - MESTRADO EM COMPUTAÇÃO E ENTRETENIMENTO}
\end{tabular}
\end{table}

% Dados da reunião
\adjustbox{right,margin=-0.55cm 1cm 0cm 0cm}{
\begin{minipage}{10cm}
{\small Ata da primeira reunião (12/03/2019) do GT Mestrado em Computação e Entretenimento do Campus Engenheiro Paulo de Frontin. \par}
\end{minipage}
}

% Manuscrito da Ata
\begin{linenumbers}
Ao
%
%Dia
décimo segundo dia
%
%Mes
do mês de Março
%
%Ano
do ano de dois mil e dezenove,
%
%Horario
às treze horas e trinta minutos,
%
%Local
na Sala de Professores do Campus Engenheiro Paulo de Frontin,
%
%Partes, Departamentos Envolvidos
o GT Mestrado em Computação e Entretenimento realizou a primeira sua primeira reunião
%
%Bla bla bla
%
%Presidiu a reunião
sob a moderação do Coordenador de Pesquisa e Inovação Professor José Ricardo da Silva Junior.
%
%O seguinte parecer ficou dísponível para comentários para Núcleo Docente Estruturante(NDE) do CST em Jogos Digitais.
%
%Presentes
Participaram os professores: \
André Luiz Brazil, \
Gabriel Aprigliano Fernandes, \
%Edney Soares Trindade, \
%Erivelton Muniz da Silva, \
%Fábio Corato de Andrade, \
%Filipe Barbosa Litaiff, \
%Felipe Barros, \
%José Ricardo da Silva Junior, \
João Vitor de Sá Hauck (Convidado). \
%Maria Cristina Ferreira, \
%Maria Emília Alfano Barbosa, \
%Nilton Miguel da Silva, \
%Vanessa Jacob Victorino, \
%Marcela Borges Martinez, \
%Luiza Aguiar dos Anjos, \
%Rodrigo Britto Martins, \
%Rodrigo Borges, \.
%Ricardo Kneipp.
%Assuntos tratados
Como primeiro tópico de discussão foi analisar o objetivo do curso e seu papel no meio acadêmico. Cada participante ofereceu sua visão sobre potenciais linhas de pesquisa, tipo de ingressante e a expectativa do egresso do curso. Em um certo momento foi apresentada de uma proposta de criação de Mestrado trazida pelo professor José Ricardo com objetivo de compreender melhor a parte documental que seria necessária para uma proposta. O GT considerou cada item considerando a atual infraestrutura e recursos humanos do campus. Entre as questões foram considerados: Viabilidade da estrutura administrativa, Viabilidade de salas para docentes do programa, Viabilidade de salas para alunos do programa, Laboratório para pesquisa, Acervo bibliográfico, Participação dos docentes em programas de financiamento das agências de fomento, Discussão sobre o nome do programa e linhas de pesquisa, Discussão sobre as disciplinas oferecidas no curso e Discussão sobre a produção bibliográfica do corpo docente do curso. É importante notar que o campus em seu atual estado não comportaria a criação do curso, necessitando de investimentos em infraestrutura e pessoal. Alguns aspectos, como espaços dedicados de estudo/pesquisa, irão necessitar de consulta a instancias da Direção do campus. Uma decisão importante foi analisar o nome proposto para o curso e suas respectivas linhas de pesquisa. Inicialmente o curso seria baseado no modelo de Mestrado em Computação Visual, no entanto durante a reunião devido ao interesse da aproximação do CST em Jogos Digitais, já ofertado no campus, o GT preferiu adotar a nomenclatura Computação e Entretenimento. Essa abordagem foi preferida para nortear o futuro curso em uma abordagem nova e potencialmente competitiva, considerando que Mestrados em Computação, Computação Gráfica e Computação Visual existem em abundância no mercado. A proposta de ser um Mestrado em Jogos Digitais também foi considerada, não sendo ainda descartada, no entanto foi argumentado que não expressaria corretamente as linhas de pesquisas que atualmente podemos oferecer. Com relação a análise da proposta, foi concluído que muito pode ser aproveitado e adaptado para o contexto do Campus EPF, ficou acordado para a próxima reunião analisar possibilidades de parceria e propostas de disciplinas para matriz curricular. Sem mais para acrescentar, o GT deixou em aberto a possível data para próxima reunião, ficando a critério da disponibilidade dos membros do grupo.
\end{linenumbers}
\end{document}