Commit fb528e89 authored by Gabriel's avatar Gabriel
Browse files

Finalização das Atas do NDE 2017 (Novembro e Dezembro)

parent 4abd06f8
......@@ -88,34 +88,20 @@ Maria Cristina Ferreira, \
%Rodrigo Britto Martins, \
%Rodrigo Borges.
%
Ricardo Kneipp.
%Assuntos tratados
Sendo o assunto principal da pauta a discussão em torno do regulamento de TCP. O texto foi sendo lido e debatido artigo por artigo, visando a concordância da redação final.
- Transferência dos parágrafos do artigo 5 para o artigo 2.
- Retirada dos artigos 4 e 5, por serem estarem inseridos de forma mais completa em outros capítulos do documento.
- Reformulação sobre o texto de matricula do aluno no TCP Paragrafo 1 do artigo 8
O discente deverá ter cursado com êxito ou estar cursando os pré-requisitos e/ou correquisitos do TCP que deseja se matricular em conformidade com a matriz curricular à qual está vinculado.
- Discussão sobre a interpretação de correquisitos (aberto para pesquisa e consulta)
- Retirada do paragrafo 3 das as obrigações do aluno (Artigo 8)
- Alteração da expressão *na forma de ata* do paragrafo 10 do artigo 8 para *na forma de uma tabela de acompanhamento*. Simplificação na redação do paragrafo 3 (artigo 8). Também foi acordado que outros pedidos de atas para reuniões de TCP serão reformulados ou removidos (Secção 2 do capitulo 3).
- Ficou combinado que a próxima reunião será sobre o documento com as alterações colocadas até o momento. Re arranjo dos artigos devido a remoção.
%Espaço intencional
O progresso levou a equipe até a dimensão de avaliação de projetos. A leitura completa por demandar um tempo maior de análise conjunta necessitou a suspensão desta reunião, uma vez que o trabalho não terminou, devendo ser retomada dia treze de dezembro, às onze horas, para sua finalização. Os demais pontos de pauta também estão adiados.
%Espaço intencional
13/12/2017
Sobre o processo avaliativo e atribuição de grau.
- Foi elaborado um sistema de avaliação baseado em 2 notas. O sistema foi baseado no principio que o TCP é indissociável das disciplinas obrigatórias do seu respectivo semestre, assim é considerado importante que o aluno obtenha aprovação nas mesmas, sendo esse método de avaliação uma para o comportamento esperado pelo colegiado. A composição do grau final seria orientado em Primeira e Segunda nota. A primeira é uma nota de desempenho individual e outra da própria disciplina. A primeira representa a média das disciplinas obrigatórias já cursadas pelo aluno vinculadas ao TCP (seja pré ou co requisito). Caso o aluno esteja cursando o corequisito, será necessário aguardar o final do semestre (inclusive VS) para obter as notas para essa média. Esse método foi proposto para reduzir um comportamento negativo observado nos últimos 2 anos que é o trancamento e abandono de disciplinas obrigatórias em prol da conclusão do TCP. A segunda nota seria a média das notas obtidas pela bancas de TCP. Qualquer docente pode propor outro método desde que seja acordado com a coordenação de curso e seja apresentado aos alunos de forma clara e objetiva no plano de aula do TCP.
Considerando o documento inicial apresentado foi sugerida a transferência dos parágrafos 1 e 2 do artigo 5 para o artigo 2.
Retirada dos artigos 4 e 5, por serem contemplados com clareza em outros capítulos do documento. Reformulação sobre o texto de matricula do aluno no TCP Paragrafo 1 do Artigo 8, nesse caso, acrescentando referencia a matriz em vigor.
Foi observado na interpretação do termo *corequisito* é um pouco vago e necessita ser de detalhamento próprio, já que ele não possui um significado comum único no meio acadêmico.
Retirada do paragrafo 3 das as obrigações do aluno no Artigo 8.
Alteração da expressão *na forma de ata* do paragrafo 10 do artigo 8 para *na forma de uma tabela de acompanhamento*.
Simplificação na redação do paragrafo 3 do Artigo 8.
Também foi acordado que outros pedidos no documento sobre *atas para reuniões* de TCP serão reformulados ou removidos.
%Espaço intencional
Outro tema levantado foi o calendário de reuniões, tendo em vista o final do ano, ficou determinado que o trabalho sobre o referido texto será retomado em 2018. A seguir, definiu-se que no calendário de reuniões de 2018, as sessões do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante alternar-se-ão mensalmente, recomeçando efetivamente em Abril. Quanto a questão sobre a atualização da matriz curricular do curso, levantada por parte da equipe, deverá ter início em 2018, adotando-se a estratégia da criação de Grupos de Trabalho por eixo temático. O tema matriz, necessita de maior estudo.
A leitura completa por demandar um tempo maior de análise conjunta necessitou a suspensão desta reunião, uma vez que o trabalho não terminou, devendo ser retomada dia treze de dezembro, às onze horas, para sua finalização. Os demais pontos de pauta também estão adiados. Foi acordado que a próxima reunião será sobre o documento com as alterações colocadas até o momento. A reunião foi encerrada 13:10h pelo Coordenador de Curso.
%O progresso levou a equipe até a dimensão de avaliação de projetos.
%Encerramento
A reunião foi encerrada 13:10h pelo Coordenador de Curso.\\
.\\
.\\
***Prévia***
A reunião foi encerrada 13:10h pelo Coordenador de Curso.
\end{linenumbers}
\end{document}
\documentclass{report}
\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage{graphicx}
\usepackage{lmodern}
\usepackage{wrapfig}
\usepackage{lineno}
\usepackage{tabu}
\usepackage{multirow}
\usepackage{geometry,adjustbox}
\usepackage[portuguese]{babel}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage{lastpage}
\usepackage{fancyhdr}
\renewcommand{\headrulewidth}{0pt}
\geometry{a4paper,total={17cm,25.7cm},left=2cm,top=1.5cm}
\graphicspath{ {images/} }
\begin{document}
\selectlanguage{portuguese}
\cfoot{\thepage\ / \pageref{LastPage}}
\pagestyle{fancy}
% Selo do do governo e campus
\begin{table}
\begin{tabular}{@{} c | l }
\multirow{6}{1.6cm}{\includegraphics[width=1.7cm, height=1.7cm]{armas_j}} & \small{MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO} \\
& \small{SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA} \\
& \small{INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO} \\
& \small{CAMPUS ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN} \\
& \small{COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS} \\
& \small{NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE}
\end{tabular}
\end{table}
% Dados da reunião
\adjustbox{right,margin=-0.55cm 1cm 0cm 0cm}{
\begin{minipage}{10cm}
{\small Ata da reunião realizada em 13 de Dezembro de 2017, do Núcleo Docente Estruturante do CST em Jogos Digitais do campus Engenheiro Paulo de Frontin do Instituto Federal de Educação de Rio de Janeiro. \par}
\end{minipage}
}
% Manuscrito da Ata
\begin{linenumbers}
Ao
%
%Dia
décimo terceiro dia
%
%Mes
do mês de Dezembro
%
%Ano
do ano de dois mil e dezessete,
%
%Horario
às onze horas,
%
%Local
nas dependências do IFRJ/CEPF,
%
%Partes, Departamentos Envolvidos
reuniu-se Núcleo Docente Estruturante(NDE) do CST em Jogos Digitais
%
%Bla bla bla
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias do Rio de Janeiro, campus Engenheiro Paulo de Frontin, sob a presidência do
%
%Presidiu a reunião
Coordenador Prof. Gabriel Aprigliano Fernandes.
%
%Presentes
Estiveram presentes os professores: \
André Luiz Brazil, \
Edival Ponciano de Carvalho Filho, \
%Edney Soares Trindade, \
%Erivelton Muniz da Silva, \
%Fábio Corato de Andrade, \
%Filipe Barbosa Litaiff, \
%Felipe Barros, \
%José Ricardo da Silva Junior, \
%João Vitor de Sá Hauck, \
Maria Cristina Ferreira, \
%Maria Emília Alfano Barbosa, \
%Nilton Miguel da Silva, \
%Vanessa Jacob Victorino, \
%Marcela Borges Martinez, \
%Luiza Aguiar dos Anjos, \
%Rodrigo Britto Martins, \
%Rodrigo Borge, \.
Ricardo Kneipp.
%Assuntos tratados
Essa reunião dá continuidade a leitura do regulamento de TCP iniciada no dia 29 de Novembro de 2017. O assunto principal foi o sistema de avaliação e atribuição de grau a projetos desenvolvidos na disciplina de TCP. Após um debate sobre sistemas de grau foi proposto um sistema de avaliação baseado em 2 notas. O sistema foi baseado no principio que o TCP é indissociável das disciplinas obrigatórias do seu respectivo semestre, assim é considerado importante que o aluno obtenha aprovação nas mesmas. Assim foi proposto um sistema em que a nota final do TCP leve em consideração o desempenho do aluno nas disciplinas obrigatórias. A composição do grau final seria orientado em Primeira e Segunda nota. A primeira é uma nota de desempenho individual e outra da própria disciplina de TCP (geralmente formada por avaliações de bancas). A primeira representa a média aritmética das disciplinas obrigatórias já cursadas pelo aluno que estejam vinculadas ao TCP (seja pré- ou co- requisito). Caso o aluno esteja cursando o corequisito, será necessário aguardar o final do semestre (inclusive verificação suplementar) para obter as notas que irão formar essa média. Esse método foi proposto para reduzir um comportamento negativo observado nos últimos anos, que é o trancamento e abandono de disciplinas obrigatórias em prol da conclusão do TCP. A segunda nota seria a média das notas obtidas pela bancas de TCP, como já é feito pela maioria dos docentes. Qualquer docente ministrando o TCP pode propor outro método, desde que seja acordado com a coordenação de curso e seja apresentado aos alunos de forma clara e objetiva no plano de aula do TCP. Foi acordado que essa proposta de composição final de grau será inserida no regulamento de TCP. A reunião foi adiada e as leitura do documento continuará no Primeiro Semestre de 2018.
%Espaço intencional
Outro tema levantado foi o calendário de reuniões, tendo em vista o final do ano, ficou determinado que o trabalho sobre o referido texto será retomado em 2018. A seguir, definiu-se que no calendário de reuniões de 2018, as sessões do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante alternar-se-ão mensalmente, recomeçando efetivamente em Abril. Quanto a questão sobre a atualização da matriz curricular do curso, levantada por parte da equipe, deverá ter início em 2018, adotando-se a estratégia da criação de Grupos de Trabalho por eixo temático. O tema matriz, necessita de maior estudo.
%Encerramento
A reunião foi encerrada 13:10h pelo Coordenador de Curso.
\end{linenumbers}
\end{document}
Supports Markdown
0% or .
You are about to add 0 people to the discussion. Proceed with caution.
Finish editing this message first!
Please register or to comment