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Ata de enquete ao colegiado sobre enquadramento do CST em Jogos Digitais na...

Ata de enquete ao colegiado sobre enquadramento do CST em Jogos Digitais na plataforma INEP (produção de software ou Artes?)
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......@@ -101,7 +101,7 @@ Rodrigo Britto Martins,\
Rodrigo dos Santos Borges.\
%
%Assuntos tratados
A chamada para bibliografia surge como uma etapa do processo de atualização do PPC do CST em Jogos Digitais. A partir dessa chamadas os professores que entendem que a bibliografia de suas disciplinas encontra-se defasada teve a oportunidade de se manifestar através da plataforma de sala virtual dos professores. Cada docente pode listar livros que ainda não compõe o acervo da biblioteca do campus para serem incluídos na próxima requisição pela biblioteca. No caso, foi explicado que a aquisição de livros está amarrada a outros instrumentos do IFRJ e o colegiado deve apenas sinalizar o interesse em adquirir livros. Assim esse ata formaliza o trabalho realizado pelo colegiado na atualização de bibliografia. Vale ressaltar que nem todos os docentes requisitaram livros, por acreditarem que o acervo atual atende as demandas de suas disciplinas. Outros docentes não enviaram no prazo para comunicação a biblioteca, assim esses pedidos poderão entrar em um pedido coletivo futuro, ou serem comunicados diretamente a biblioteca. Alguns docentes levataram a questão se os livros deveriam ser exclusivamente para o CST em Jogos Digitais, após consulta foi definido que poderia haver livros para atender a outras demandas indiretamente ligadas ao curso de jogos. A listagem de livros pode ser acessada através do seguinte documento hospedo em disco de nuvem do IFRJ: \href{https://docs.google.com/spreadsheets/d/11iZHQF5YW0pqHNFiNHpNt89sJEr-0xjYmt-P2CngTS8}{Lista de livros} (https://docs.google.com/spreadsheets/d/11iZHQF5YW0pqHNFiNHpNt89sJEr-0xjYmt-P2CngTS8) . O coordenador de curso encaminhou a lista atual a biblioteca, sem mais a acrescentar.
A chamada para bibliografia surge como uma etapa do processo de atualização do PPC do CST em Jogos Digitais. A partir dessa chamadas os professores que entendem que a bibliografia de suas disciplinas encontra-se defasada teve a oportunidade de se manifestar através da plataforma de sala virtual dos professores. Cada docente pode listar livros que ainda não compõe o acervo da biblioteca do campus para serem incluídos na próxima requisição pela biblioteca. No caso, foi explicado que a aquisição de livros está amarrada a outros instrumentos do IFRJ e o colegiado deve apenas sinalizar o interesse em adquirir livros. Assim esse ata formaliza o trabalho realizado pelo colegiado na atualização de bibliografia. Vale ressaltar que nem todos os docentes requisitaram livros, por acreditarem que o acervo atual atende as demandas de suas disciplinas. Outros docentes não enviaram no prazo para comunicação a biblioteca, assim esses pedidos poderão entrar em um pedido coletivo futuro, ou serem comunicados diretamente a biblioteca. Alguns docentes levantaram a questão se os livros deveriam ser exclusivamente para o CST em Jogos Digitais, após consulta foi definido que poderia haver livros para atender a outras demandas indiretamente ligadas ao curso de jogos. A listagem de livros pode ser acessada através do seguinte documento hospedo em disco de nuvem do IFRJ: \href{https://docs.google.com/spreadsheets/d/11iZHQF5YW0pqHNFiNHpNt89sJEr-0xjYmt-P2CngTS8}{Lista de livros} (https://docs.google.com/spreadsheets/d/11iZHQF5YW0pqHNFiNHpNt89sJEr-0xjYmt-P2CngTS8) . O coordenador de curso encaminhou a lista atual a biblioteca, sem mais a acrescentar.
%Fim dos Assuntos
\end{linenumbers}
\end{document}
......@@ -11,6 +11,13 @@
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linkcolor=blue,
filecolor=magenta,
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......@@ -35,7 +42,7 @@
% Dados da reunião
\adjustbox{right,margin=-0.55cm 1cm 0cm 0cm}{
\begin{minipage}{10cm}
{\small Ata de informe mensal da reunião de 28/08/2018, pela Coordenação do CST em Jogos Digitais sobre eventos e atividades a serem contempladas nos planos de ensino para 2018 S2. \par}
{\small Ata de consulta, realizada no período de 21/09/2018 a 29/09/2018, sobre opinião do colegiado sobre classificação do CST em Jogos Digitais na plataforma INEP, realizada pela Coordenação do Curso. \par}
\end{minipage}
}
......@@ -44,22 +51,22 @@
Ao
%
%Dia
vigésimo oitavo dia
vigésimo encontros dia
%
%Mes
do mês de Agosto
do mês de Setembro
%
%Ano
do ano de dois mil e dezoito,
%
%Horario
às onze horas e trinta minutos (11:30AM),
%às onze horas e trinta minutos (11:30AM),
%
%Local
na Sala dos Professores Virtual e presencialmente na Sala dos Professores,
na Sala dos Professores Virtual [1],
%
%Partes, Departamentos Envolvidos
reuniu-se a Coordenação e Colegiado do CST em Jogos Digitais
o colegiado de curso foi consultado pela Coordenação e Colegiado do CST em Jogos Digitais
%
%Bla bla bla
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias do Rio de Janeiro, campus Engenheiro Paulo de Frontin,
......@@ -67,7 +74,7 @@ do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias do Rio de Janeiro, ca
%Presidiu a reunião
sob a presidência do Coordenador Prof. Gabriel Aprigliano Fernandes.
%
Estavam presentes e posteriormente tomaram conhecimento
Foram consultados todos os docentes:
%Presentes
os professores:\
André Luiz Brazil,\
......@@ -93,15 +100,32 @@ Rodrigo Britto Martins,\
Rodrigo dos Santos Borges.\
%
%Assuntos tratados
A reunião foi acompanhada de uma apresentação que delineava as metas para os meses seguintes: Agosto - Infraestrurua, Setembro - Ementas, Outubro - Aprovação do PPC Revisado pelo colegiado.
Após isso foi enfatizado a importância do uso da sala virtual dos professores e como ela impulsiona a produtividade, comunicação e reduz a necessidade de encontros presenciais.
Por ultimo foi apresentado o calendário do curso e campus para 2018 S2 com as datas de eventos importantes que podem ser integrados nos planos de aula como atividades letivas.
No caso foi encorajado que em todas as ocasiões os docentes levem seus alunos para participarem e caso tenham interesse já elaborem os planos de aula contemplando essas datas.
As datas/eventos apresentados foram: Semana de Qualificação dos TCPs que será realizada na primeira semana de Outubro; VIII Semana Acadêmica do Campus (16, 17 e 18 de Outubro); Semana de Defesa Final dos TCPs que acontecerá em Dezembro.
As semanas de TCP representam uma atividade integradora que simboliza o objetivo do curso, que é formar profissionais de Jogos Digitais, portanto assistir as apresentações (tanto docentes, técnicos e alunos) é chave para garantir que estamos todos conhecendo os pontos fortes e fracos do curso.
A Semana Acadêmica é uma atividade integradora que envolve toda a comunidade e infraestrutura do campus, portanto foi sugerido que os docentes lancem a frequência dos alunos através na participação em atividades devidamente comprovada.
No entanto, cada docente pode elaborar suas próprias estratégias para garantir a participação dos alunos nos eventos citados acima.
A reunião foi encerrada 12:30PM.
A consulta trata da opinião dos docentes sobre o enquadramento do curso de Jogos Digitais na plataforma INEP: Área geral: 06 - Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Área específica: 061 - Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Área detalhada: 0613 - Produção de software; Rótulo: 0613J01 - Jogos digitais.
A questão é importante pois o enquadramento pode alinhar o escopo de possíveis avaliações futuras do curso.
O argumento levantando pelo coordenador de curso, após consultar o manual de enquadramento disponibilizado pelo INPE, seria que o curso hoje por possuir uma carga horária maior de programação estaria corretamente classificado.
No entanto analisando discussões em campus e projetos de atualização da matriz pode-se também argumentar que o curso possui maior afinidade com o campo de Entretenimento, que se aproxima mais da grande área de Artes.
O objetivo da consulta não seria contestar imediatamente o enquadramento, mas realizar um primeiro registro da discussão de posicionamento mais alinhado com Cursos de Nível Superiores de Jogos Digitais.
A consulta foi feita através da seguinte pergunta: Concordar com a classificação do CST em Jogos Digitais pelo INEP ? Ser ou Não Ser Produção de Software ?.
Os docentes foram dados 3 opções: (1) Concordar em Manter Produção de Software; (2) Não concordo, possivelmente pedindo nova classificação em Artes. (3) Não opinar.
Junto com a pergunta foi apresentado um texto cobrindo 2 pontos de vista diferentes.
Ao responder o docente teve a opção de justificar a sua escolha. De 27 docentes cadastrados 18 votaram.
Os remanescentes foram contabilizados como a opção (3).
Muitos por não lecionarem disciplinas específicas de Jogos prefiram não opinar.
Assim o resultado (Imagem 01) 10 respostas para opção 1; 4 para opção 2; 4 para opção 3 (+9 que não votaram).
\\\\
Abaixo está transcrito as justificativas para a opção 01:
"Na minha opinião está classificação está correta. No final das contas, um jogo e um produto de software que passa por todas as etapas comuns a esta disciplina, como engenharia de software, gerência de configuração e metodologias de desenvolvimento. Isto é completamente diferente de uma graduação de cinema, por exemplo, onde não existe praticamente nada relacionado a produção de software."
"Penso que a rubrica Produção de Software deixa mais amplo o escopo do curso, ou seja, os cinco eixos estariam melhor contemplados.";
\\\\
Opção 02 houve 2 justificativas:
"Prezado Gabriel, minha posição se baseia na crença que jogos são objetos/produtos artísticos audiovisuais. Não é a toa que os financiamentos estão vindo do MINC e o reconhecimento dos projetos contemplados se dá pela qualidade do design e da narrativa. A parte de implementação de programação está em segundo plano na avaliação."
"Acredito que do ponto de vista de editais e etc, nosso Campus se alinhou mais a questões de produção cultural do que produção de software."
\\\\Ao dia 29/09/2018 as respostas foram compiladas nesta ata para discussão futura.
%Fim dos Assuntos
\end{linenumbers}
{.\\\\}
{\includegraphics[width=16.0cm, height=4.0cm]{2018-09-29_EnqueteClassificacaoINEP_JD}}
{\\Imagem 01 - Resultados da Enquete até 29/09/2018.}
{.\\\\\\}
[1] \href{https://classroom.google.com/u/0/c/MTU3NzY2MTU0NzBa/mc/MTgwOTY4MjM2NjJa/details}{Enquete Online: https://classroom.google.com/u/0/c/MTU3NzY2MTU0NzBa/mc/MTgwOTY4MjM2NjJa/details}
\end{document}
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